top of page
Anchor 3

A Crise Hídrica nas Usinas do Interior de São Paulo

 

Veja como a crise da água afetou duas das usinas mais importantes da região.

to About

Entenda o Assunto

Por Wesley Sudré e Guilherme Milani

 

A cana de açúcar é conhecida por suas características únicas: uma planta que pode atingir até seis metros de altura, de formato cilíndrico e folhas grandes.

 

E é com ela que é feito produtos que são amplamente comercializados pelo nosso país, o Brasil. Dentre eles estão o açúcar e principalmente o álcool, utilizado em bebidas alcoólicas e também como combustível de automóveis, o chamado etanol.

 

As usinas brasileiras têm dois períodos distintos de safra (momento em que se colhe e produz produtos provenientes da cana de açúcar). Um de setembro a março no norte e no nordeste e outro de abril a novembro na região central do Brasil até a região sul.

 

Mas, o que poucos sabem é que o cultivo da planta depende muito do clima do local no qual ela está plantada. Pois para atingir a altura necessária para colhê-la, é necessário sol e principalmente água, muitas vezes proveniente das chuvas. E em caso de ausência de um desses dois fatores, o plantio da cana pode ser prejudicado (Veja a importância da chuva na produção da cana de açúcar). É isso que acontece desde junho do ano passado e se estende até os dias de hoje, a crise hídrica no estado de São Paulo, no qual está situado o maior número de usinas de cana de açúcar no Brasil.

 

Devido à essa crise, diversas indústrias sucroenergéticas enfrentaram problemas econômicos que forçaram corte de gastos, atraso no começo da safra, suspensão nas atividades de várias unidades e demissão de funcionários. Segundo estimativa da UNICA (União da Industria de Cana de Açúcar) e da UDOP (União dos Produtores de Bioenergia), desde 2008, de um total de 370 usinas, 50 foram desativadas no Estado de SP.

 

Nos links abaixo você verá algumas matérias sobre usinas do interior do Estado de São Paulo, que foram visitadas pela nossa equipe. As dificuldades apresentadas na crise hídrica levaram os proprietários a tomar várias decisões, desde o fechamento, até alternativas para lidar com o processo da produção de cana de açúcar e enfrentar a crise hídrica no setor. Os textos abordam os problemas enfrentados pelas usinas Furlan (Santa Bárbara d’Oeste) e pela Usina Raízen Bom Retiro (Capivari), devido à crise hídrica que assola o estado há algum tempo.  

 

to Services

   As usinas   

Anchor 13

Site produzido pelos alunos do 3º semestre de Jornalismo da UNIMEP.

 

Edição e criação do site:
Guilherme Milani, Wesley Sudré

 

Visita e matéria, Usina Bom Retiro:
Luiz C. Silva e Yuri Dias

 

Visita e Matéria, Usina Furlan:
Leonardo Coutinho e Vinicius Bringel


Orientação: Wanderley Garcia
 

    Contato    

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon
bottom of page